Cogumelos Nameko

Cientificamente conhecido como Pholiota Nameko, o Nameko é uma espécie originária do Japão, sendo um dos cogumelos mais cultivados e consumidos nos países asiáticos. É riquíssimo em nutrientes, sais minerais e vitaminas, além de possuir valor energético elevado. 

Sendo assim, é excelente para ser acrescentado em qualquer dieta. Possui uma coloração castanho alaranjada e brilhante quando frescos, além de serem cobertos por uma camada gelatinosa, transparente e adesiva, deixando-os com aspecto viçoso. Apesar desse aspecto, a camada gelatinosa desaparece depois de preparado para consumo. É ideal para incrementar sopas e caldos, pois além de tantas boas características, tem um leve sabor, cativando muitos paladares, inclusive daqueles que desconhecem os cogumelos. 

Os cogumelos Nameko nascem em aglomerado e podem ser utilizados inteiros ou separando os pequenos cogumelos com cuidado. Possuem os pés mais claros, com 1 cm de diâmetro aproximadamente, enquanto o chapéu tem 1,5 cm em média, o que os torna uniformes e lindos. As lamelas são levemente amareladas, ficando castanhos com o amadurecimento. 

Estudos biomédicos demonstram que o Nameko possui propriedades anti-cancerígenas.

Informação retirada daqui




Photos by ♥ Dora Ramalho

Comentários