Germinar Sementes

Nas minhas visitas diárias por blogs que sigo, deparei-me um dia com um post que me despertou a curiosidade sobre Germinados, podem ver o post aqui, e aconselho vivamente a quem não conhece que visite o blog Le Passe Vite.
Isto levou-me a fazer umas pesquisar pela maravilhosa blogosfera afim de encontrar mais informação acerca do assunto.

E pronto, resolvi experimentar!


A primeira tentativa foi feita com 2 tipo de sementes, sésamo e linhaça, e posso acrescentar que com as sementes de linhaça não funcionou (creio que levaram água a mais), ao contrário, com as sementes de sésamo o milagre aconteceu.


Resumindo o processo é este (muito simples):
Colocar as sementes pretendidas num frasco devidamente tapado com um pouco de tule.
Deixar de molho (podem ver aqui uma tabela com os tempos necessário para cada semente).
Escorrer a água e lavar as sementes 2x por dia (manhã e noite - pelo menos foi assim que eu fiz).
Ao fim de uma semana aproximadamente tem as sementes germinadas e prontas para acompanhar uma bela salada, um molho ou o que a vossa criatividade permitir.



"A germinação é um processo extraordinário, ele liberta as energias latentes nas sementes originando uma planta. Durante este processo, o amido é transformado em açúcares mais simples, pelas enzimas e as proteínas são decompostas em aminoácidos. Há absorção de grandes quantidades de água, sintetizam-se vitaminas e enzimas e há uma mobilização de minerais."



Só benefícios e não custa nada!

Photos by ♥ Dora Ramalho

Comentários

Anónimo disse…
por gentileza, gostaria saber se vcs.sabem como cultivar o shimeji, familia shitake cogumelo pequenos, se puderem me ajudar agradeço.
meu e-mail> nanci8888@ig.com.br