Pinhões

Provavelmente são os chamados frutos secos que eu mais aprecio e nesta altura do ano eles aparecem com maior frequência, não só à venda nas grandes superfícies, mas também em bolos e doces tradicionais.

Aqui vos deixo algumas curiosidades, encontradas pela blogosfera acerca dos pinhões.

Apesar dos pinhões terem uma série de benefícios, é importante ressaltar que eles são bastante ricos em gordura saturada e calorias, contendo cerca de 30% e 45% da quantidade diária recomendada de cada um, respectivamente.
É um fato pouco conhecido que os pinhões podem ativamente eliminar a sensação de fome, graças a um hormônio chamado colecistoquinina (CCK). Para complementar isso, os pinhões também são uma boa fonte de fibras dietéticas, o que dá uma sensação de plenitude depois de comer. Esta sensação de saciedade de longa duração vai torná-lo menos provável que comer entre as refeições. A única porção de pinhões pode fornecer cerca de 20% da quantidade diária recomendada de fibras.

Vitamina KNão é uma vitamina particularmente conhecida, mas é usada pelo corpo para manter os ossos saudáveis, bem como regular o processo de coagulação do sangue e ajudar a melhorar a circulação. Pode ser particularmente benéfica para as mulheres,  visto que a vitamina K pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais. Uma porção de 1 copo pode conter cerca de 70 mcg, que é de 90% da quantidade diária recomendada.

Rico em ProteínasDe especial interesse para os vegetarianos, os pinhões são uma boa fonte de proteínas, contendo cerca de 1/3 da quantidade necessária a cada dia em apenas uma única porção. A proteína é o bloco de construção de quase todas as partes do corpo, incluindo o cabelo, unhas, cartilagens, músculos e pele. Assim, uma boa fonte de proteína saudável é essencial para um corpo saudável.

MineraisOs Pinhões são repletos de minerais que têm uma série de benefícios à saúde. O magnésio é utilizado para ajudar a converter alimentos em energia. Ele também desempenha um papel importante na formação e manutenção de dentes e ossos saudáveis. Também é vital na regulação da pressão sanguínea, por isso, pode ajudar a reduzir as probabilidades de ataques cardíacos e derrames. Uma porção de pinhões contém cerca de 85% de sua quantidade diária recomendada.
O manganês é um mineral que ajuda a metabolizar gorduras e carboidratos em energia, que tem benefícios óbvios para aqueles que estão interessados em perder peso. Também é usado para regular o aúcar no sangue. Uma porção de pinhões contém quase 600% da sua ingestão diária recomendada.

Assim, parece que além de seu alto teor calórico, os pinhões podem oferecer muitos benefícios à saúde, se comidos em moderação. Eles estão disponíveis em lojas de alimentos saudáveis ​​e supermercados, e são convenientes o suficiente para transportar como um lanche à mão para beliscar ao longo do dia. 



Photos by ♥ Dora Ramalho

Comentários