Bulgur

Mais uma descoberta no mundo alimentar, este alimento faz parte da cozinha árabe e tanto quanto sei ainda não é muito utilizado por cá. Até porque não se encontra nas prateleiras de qualquer supermercado com grande facilidade.


Depois de algumas pesquisas deixo-vos aqui alguma da informação que encontrei.

BURGHUL (bulgur - burgol)
O bulgur é uma excelente fonte de fibra e magnésio, oferece pouca gordura, colesterol e sódio. 100 gramas equivalem a 83 calorias.

É o grão do trigo integral parcialmente cozido no vapor, seco, normalmente ao sol, e, por fim, partidos em pequenos pedaços. As dimensões do grão, depois de partido, são variáveis, assim como a sua coloração. Quanto ao granulado, existe o bulgur de maior dimensão que é normalmente utilizado na preparação de pilafs, e o bulgur de granulado muito fino, utilizado especialmente em köftes, quibe e na salada de bulgur (kısır). Quanto à coloração, varia entre o esbranquiçado, amarelo e o castanho. Na Turquia estão disponíveis todas estas variantes.
Conhecido como burghul em países do Médio Oriente e do Norte de África e como bulgur na Turquia, é feito de diferentes tipos de espécies de trigo, mas mais frequentemente de trigo duro ou durum (triticum durum). No Brasil, chamamos de trigo pra kibe.

E tu costumas utilizar bulgur na tua cozinha?
Que pratos já confeccionaste?

Comentários

Assunção disse…
Nunca usei nem sequer comi... qual é a tua opinião sobre o sabor e a utilização?
ziripiti disse…
é tipo couscous... fácil e bom!