Trigo Sarraceno

Temos comprado alguns produtos que eu pessoalmente não conhecia e como é óbvio aproveito para tirar umas fotografias e pesquisar um pouco mais de informação acerca de cada um.
O trigo sarraceno já está nas nos prateleiras à espera de uma oportunidade de ser cozinhado e experimentado.
Enquanto isso não acontece, aqui ficam as fotos e algumas informações que pesquisei acerca do mesmo.


Embora muita gente pense que o trigo-sarraceno é um cereal, ele é na verdade a semente de um fruto aparentado com o ruibarbo e as azedas.
As flores do trigo-sarraceno são muito perfumadas e atraentes para as abelhas que as usam para produzir um mel escuro especial, de aroma forte. Enquanto o trigo-sarraceno é semelhante em tamanho ao grão de trigo, apresenta uma forma triangular única. Para ser comestível, a casca exterior tem de ser removida, um processo que exige equipamento próprio de moagem, devido à sua forma pouco habitual.



Energizante e nutritivo, o trigo-sarraceno é vendido simples ou torrado, este último designado por vezes «kasha», do qual se faz um prato tradicional europeu. O trigo-sarraceno cru tem um sabor suave e subtil, enquanto o trigo-sarraceno cortado tem um sabor mais forte a noz. A sua cor varia do rosa escuro ao castanho. O trigo-sarraceno é muitas vezes servido como alternativa à papa de aveia. O trigo-sarraceno também apresenta altas quantidades de farelo, disponível quer nas variedades leve ou integral, com a variedade integral mais nutritiva. Uma vez que o trigo-sarraceno não contém glúten, é muitas vezes misturado com qualquer tipo de farinha com glúten (como o trigo) para bolos.

Benefícios para a Saúde: 
- Afecções Circulatórias
- Hipertensão Arterial
- Arteriosclerose
- Fragilidade Capilar
- Aumento das Necessidades Nutritivas

Informações retiradas daqui

Comentários