O mundo ao avesso (7 - aceitar)

Viver um dia de cada vez, também significou saber aceitar.
Eu considero que é importante sabermos aceitar, por muito que custe, mas acreditem que quando aceitamos também tornamos o peso menor, passamos a viver menos angustiados.

Como já disse num post anterior, eu tenho uma filha, na altura tinha 9 anos e tive que decidir como ia lidar com ela, o que lhe ia dizer, até onde devia e o quê devia explicar.
Sempre formos muito próximas, e não queria que isso mudasse, por isso só tinha uma hipótese, ela tinha de saber, ela tinha de saber que após a primeira cirurgia não me ia puder abraçar com força.

Por isso decidi ir falando com ela aos poucos, fui-lhe explicando que tinha de fazer um exame e que depois disso não ia puder fazer esforços, e ela não me ia puder apertar, fomos falando e fui deixando sempre um espaço para que ela pudesse pensar e colocar as questões dela à vontade.
Afinal eu não queria explicar mais do que o necessário, não queria confundi-la, queria apenas não transformar o assunto, num assunto tabu.

Ela aceitou tudo muito bem, foi colocando as dúvidas dela e eu fui explicando.
Após cada cirurgia ela queria ver, e eu mostrava, afinal ela ia acabar por ver mais cedo ou mais tarde, e eu não queria andar a esconder algo que nunca escondi entre nós, o nosso corpo.

Aceitar significa também transformar o assunto, num assunto de família, num assunto que se fala sem medo.

Se eu estava pronta para a mastectomia?
Não! Ninguém está.
Porque ninguém consegue saber o que é antes de acontecer.

Mas eu só queria que chegasse rápido.


Puxador algures por Praga
Photos by ♥ Dora Ramalho

Comentários

Lindo testemunho, é muito importante saber lidar com os problemas , de nada serve fugir dos assuntos por mais complicados que seja. Obrigada querida amiga por partilhares, este testemunho serve de exemplo para outras pessoas. Beijo
ziripiti disse…
Um dos meus objetivos em partilhar aqui a minha história é exatamente ajudar outras pessoas que passem por situações semelhantes :)
Beijinhos